Contexto:

A Guiné-Bissau está exposta, em vários aspectos, às consequências do Covid-19 devido à sua fragilidade económica e sobretudo à sua integração quase que “desiquilibrada” na economia regional e global, independentemente das implicações endógenas ligadas às medidas adotadas a nível nacional.

Como em qualquer outro lugar, o comércio desacelerou nos últimos meses. As medidas governamentais para impedir a disseminação do coronavírus, incluindo o distanciamento social, o fecho das fronteiras aéreas e terrestres e o fecho das empresas de serviços, mercados, restaurantes, hotéis e bares, estão na vanguarda origem de distúrbios maciços na vida econômica do país. Essas medidas de barreira comprometem o equilíbrio das empresas privadas e, particularmente, do setor informal.

Embora a economia do nosso país já tenha sido impactada por crises políticas recorrentes, a capacidade dos governos e seus parceiros de desenvolvimento de proteger os atores econômicos e a resiliência do setor privado levantam questões. Até o momento, não foram tomadas medidas concretas para estudar e implementar uma estratégia para responder a essas questões.


O InnovaLab, como catalisador de ecossistema de empreendedorismo e inovação pretende com este fórum, criar um espaço para consulta, intercâmbio e análise entre os diferentes atores, a fim de identificar soluções concretas e adaptadas ao nosso contexto, que poderiam salvar a economia nacional.

O fórum "Nó salva nó nogossis" visa, após 14 dias de pesquisa (survey) de terreno e 3 dias de discussões online, produzir um documento estratégico de resposta econômica ao COVID19 a nível nacional.

Programa:

#Survey

Diagnóstico online e offline do impacto do convite19 nas atividades econômicas (setor formal e informal).

Ké ku n’a dé nu

Dia dedicado a discussões e debates on-line entre atores econômicos em relação ao seus ressentimentos.

#kal ki pudi sedu nó kura

Dia dedicado a discussões e debates online para identificação e design de potenciais soluções.

#Ké ku bô téné pah nós

Discussões e debates online com o governo e parceiros de desenvolvimento sbbre possíveis soluções que eles tem para salvar a economia do país.

© 2017 by InnovaLab

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon