• InnovaLab Guinea-Bissau

Hack4SDGs: COMUNICADO À IMPRENSA


InnovaLab, em Parceria com PNUD e o Banco Mundial, realiza Hack4SDGs Guinea-Bissau 2021

Hack4SDGs é uma maratona para “hackear” o desafio de facilitar a concretização e implementação dos ODS na Guiné-Bissau através do empreendedorismo social e inovação, tendo a pandemia COVID-19 como contexto de trabalho atual.


Bissau, Guiné-Bissau, 01 de Fevereiro de 2020 - InnovaLab é o pioneiro acelerador de inovação e empreendedorismo na Guiné-Bissau, com a missão de inspirar e capacitar a juventude guineense a resolver seus desafios socioeconômicos imediatos por meio do empreendedorismo social e digital. InnovaLab tem vindo a organizar semanas de atividades de formação, informação, co-criação, networking e exposições facilitando o acesso à tecnologias, recursos, treinamentos e redes locais e internacionais de partes interessadas com o intuito de conscientizar e aumentar o potencial empreendedor Guineense.


Este fórum, o Hack4SDGs consiste numa maratona de 3 dias para “hackear” o desafio de facilitar a realização e implementação dos ODS na Guiné-Bissau usando o empreendedorismo social e a inovação, tendo a pandemia COVID-19 como contexto de trabalho atual.


Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) não podem ser atingidos por nenhuma organização por design. Alcançá-los requer colaboração entre setores, organizações e indivíduos dedicados a melhorar a experiência humana para todos. O empreendimento social equilibra sustentabilidade e impacto, abrindo caminho para realizar uma visão de longo prazo com etapas mensuráveis de curto prazo, sabendo isso, em parceria com o PNUD e o Banco Mundial, Hack4SDGs, é uma oportunidade para os empreendedores sociais locais, desenvolvedores software, designers, ... identificarem e/ou melhorarem soluções inovadoras para o desenvolvimento interagindo com profissionais representantes das agências nacionais e internacionais, governos, instituições financeiras e sociedade civil.


“ É através do estabelecimento de comunidades inovadoras como estas que iremos criar soluções de desenvolvimento para a Guiné-Bissau especialmente na época do COVID19.”

- Tjark Marten Egenhoff, Representante residente PNUD


No contexto da luta sem precedentes contra a pandemia global COVID-19 e a crise econômica associada, às tecnologias digitais provaram oferecer uma oportunidade única para governos, empresas e indivíduos evitarem interrupções nos serviços, garantir a continuidade dos negócios e lidar com o distanciamento social. Neste contexto, o Hackathon proposto na Guiné-Bissau enfrentará os desafios relacionados com a concretização dos ODS no país, contribuindo para a melhora do desempenho dos setores diretamente envolvidos na resposta à crise e medidas pós-crise, como saúde, educação, redes de segurança social e finanças através do uso de softwares desenvolvidos pela comunidade local.

“É tempo de agir e apoiar a Guiné-Bissau na transformação para uma economia e sociedade digital que promova uma juventude inovadora e empreendedora pronta a liderar amanhã. O Banco Mundial está fortemente engajado neste sentido através do financiamento do projecto WARCIP que teve início em 2017 e que tornará possível promover a inclusão digital em todo o país, para que ninguém fique para trás, através de mais concorrência e investimento em infraestruturas estratégicas chave como o cabo submarino ACE e o backbone nacional de fibra óptica. O acesso a serviços digitais e infraestruturas de banda larga revelaram-se vitais para a continuidade do negócio durante a crise e desempenharão um papel fundamental na recuperação económica pós-COVID-19. Por esta razão, acredito que a organização desta hackathon é oportuna e estamos satisfeitos desta colaboração com o governo e o PNUD nesta importante actividade, esperando que ela contribua para aumentar a consciência pública dos benefícios do desenvolvimento de aplicações e conteúdos digitais locais”

- Amadou Oumar Ba, Representante Residente do Banco Mundial-

Estarão abertas as inscrições online em todo o território nacional a partir de 01 de Fevereiro de 2021 as 13H00 até 28 de Fevereiro, para inscrição acessar o link: www.innovalab-gw.com/hack4sdgs


Durante os dias 11 a 13 de Março, a equipa da Innovalab organizará workshops, painéis, competições para mostrar as oportunidades que o sector oferece e impulsionar o ecossistema das tecnologias e inovação no país. As principais atividades do Hack4SDGs da Guiné-Bissau incluem:

  • Painéis virtuais de interação – Debates sobre propostas de melhoria nos sectores identificados, envolvendo actores nacionais e internacionais, governos, instituições financeiras e sociedade civil sediadas no país.

  • Sessões de treinamento - Treinamento interativo será disponibilizado, previamente ao Hacking: Mind Mapping e Design Thinking assim interações com especialistas para definir os desafios a serem abordados durante o Hackathon.

  • Concurso de Pitch – As equipas construirão protótipos financeiramente viáveis de empreendimentos sociais e/ou soluções tecnológicas que poderiam ser implementados para facilitar a realização e implementação dos ODS na Guiné-Bissau e que serão avaliados por um júri.

  • Painel Executivo, Cerimônia de Encerramento - debates executivos com especialistas em torno das oportunidades econômicas proporcionadas pelas novas tecnologias.

Para a competição de pitch, os melhores protótipos serão premiados num valor de Um Milhão (1000,000) de francos CFA e receberão um acompanhamento de seis meses para incubação, pacote este que inclui desde o acompanhamento da operacionalização de protótipos até ao lançamento; O segundo lugar é premiado com setecentos mil (700.000) francos CFA; Para o terceiro qualificado o prémio será de quatrocentos e cinquenta mil (450.000) francos CFA.


Conhecendo as grandes vantagens das tecnologias digitais durante a pandemia e tendo em conta a escassez da cultura de tecnologia no país, este Hackathon virá reforçar e apresentar soluções adaptáveis ao contexto local que contribuem para o crescimento socioeconômico e colmatar as lacunas digitais já existentes nas diferentes áreas; a essência do programa é criar protótipos a base das dificuldades vividas pelos profissionais da área..


- Claudinesia Cabral, Co-fundadora e Program Manager na Innovalab


Saiba mais sobre o InnovaLab: www.innovalab-gw.com


Para mais informações sobre o Hack4SDGs na Guiné-Bissau, visite: https://www.innovalab-gw.com/hack4sdgs


Para mídia, sponsorship e encontros:

Aimonia Cabral - contact@innovalab-gw.com


Siga InnovaLab no Facebook e Twitter.


Sobre InnovaLab

A InnovaLab, é uma empresa social, pioneira aceleradora de inovações na Guiné-Bissau,

fundada por jovens profissionais guineenses. A InnovaLab se esforça para promover o desenvolvimento de um ecossistema empresarial inovador e gerador de impactos sociais, através do apoio à criação de empreendimentos na educação, agricultura, saúde e infraestruturas. Nosso objetivo é alcançar o desenvolvimento sustentável em África, começando pela Guiné-Bissau


Sobre o PNUD

O PNUD é a principal organização das Nações Unidas que luta para acabar com a injustiça da pobreza, desigualdade e mudanças climáticas. Trabalhamos com nossa ampla rede de especialistas e parceiros em 170 países, ajudando as nações a criar soluções integradas e duradouras para as pessoas e o planeta. Saiba mais em www.undp.org ou siga @UNDP


Sobre o Banco Mundial

O engajamento do Banco Mundial na Guiné-Bissau baseia-se no Quadro de Parceria com o País da Guiné-Bissau (Ano fiscal 2018-2021), alinhado com as prioridades do país e revisto periodicamente para se ajustar a um contexto em mudança. O quadro de parceria tem dois pilares: (i) Aumentar o acesso a serviços básicos de qualidade especialmente fora da capital de Bissau e nas áreas mais pobres do país; e (ii) Aumentar as oportunidades económicas e reforçar a resiliência, com o género e a governação como temas transversais. A actual carteira do Banco Mundial consiste em 6 projectos nacionais e 4 projetos regionais, num total de 322,11 milhões de dólares.


Cronograma:



143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo