• Aimonia Gomes Cabral

Next Einstein Forum Semana Africana das Ciências na Guiné-Bissau

Promoção do ecossistema das novas tecnologias na Guiné-Bissau

Durante o mês de Setembro, a InnovaLab, a primeira startup aceleradora da innovação na Guiné-Bissau, acolherão em Guiné-Bissau junto com a Next Einstein Fórum a semana das ciências e tecnologia no país, um evento que visa a promoção das novas tecnologias no continente africano.


A primeira edição da NEF Africa Science Week foi realizada em 30 países da África. Após o sucesso da primeira edição da África Science Week em 15 países (Ruanda, Marrocos, Nigéria, Mali, Senegal, Costa do Marfim, Congo-Brazzaville, Sudão, Ruanda, Tanzânia, Quénia, Malawi, África do Sul) decidiu-se alargar para mais países africanos incluindo assim a Guiné-Bissau.


A NEF Africa Science Week é a comemoração anual africana dos três dias da ciência e tecnologia por milhares de indivíduos - desde estudantes a cientistas e tecnólogos - para incentivar os cidadãos a se envolverem e interessarem-se pela ciência em todo o continente. A NEF Africa Science Week foi concebida para todas as faixas etárias e inclui eventos, atividades, palestras e shows. Oferece uma oportunidade para reconhecer as contribuições dos cientistas africanos ao mundo do conhecimento da ciência e desperta o interesse pelas buscas científicas entre o público em geral.


Liderado pelos Embaixadores da NEF, proporciona uma oportunidade para os cidadãos se engajarem na ciência cotidiana. O programa é projetado para incutir uma curiosidade de aprendizado e interesse em atividades STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática) entre o público e permite aos jovens africanos, especialmente as mulheres, reconhecerem que também podem tornar-se excelentes cientistas e tecnólogos seguindo essas áreas.


Os Embaixadores da NEF são jovens campeões nos exames realizados nas áreas exatas, um em cada país africano. Até o final de 2017, em nome de toda a organização da NEF e do núcleo de cientistas eminentes de todo o mundo, Adulai Bary, da InnovaLab, foi selecionado como Embaixador do Fórum Einstein de 2017-2019 na Guiné-Bissau entre mais de 300 candidaturas recebidas.


Durante a África Science Week, os Embaixadores da NEF em países da África organizarão três grandes eventos ao longo da semana.


O plano de actividade delineado pela InnovaLab instituição acolhedora do evento, visa responder por um lado o que actualmente são os seus objectivos, nomeadamente a promoção do empreendedorismo e inovação, iniciativas de desenvolvimento do ecossistema tecnológico no país, mentoring & incubação das startup, e por outro lado, responder aos critérios propostos pela NEF Africa Science Week.


A semana das Ciências e tecnologias que irá decorrer nas instalações do Ceiba Hotel de 25 à 29 do mês de setembro dispõem de um programa rico abrangendo todas as faixas etárias repartidas nas seguintes sessões:


  1. O DigiKid Day Dia do Futuro Einstein Guineense será uma actividade dedicada aos melhores alunos das escolas primárias da Guiné-Bissau será realizada na Aldeia SOS de Canchungo.

  2. O Fórum Carreira Científica e Tecnológica O encontro entre as empresas e os recém formados onde será lançada a plataforma denominada WUTIKO, que é uma plataforma de interconexão entre as empresas e os seus potenciais e/ou futuros funcionários. Ela trará mais visibilidade às empresas na busca de perfis profissionais. As empresas com acesso a plataforma beneficiarão de uma base extensa de determinados Currículos respondendo as respectivas demandas.

  3. A Mulher no dia da Ciência debate em torno do papel das nossas mulheres nesta área e como reforçar através de acções concretas a participação da camada feminina nesta nova era.

  4. Zoom nas Pesquisa e Inovação Discussões sobre ciência e pesquisa com as partes interessadas sobre o estado da pesquisa na Guiné-Bissau, estratégias para aumentar o financiamento e interesse nas pesquisas, inovações, desafios, oportunidades, e ações de como nutrir um ambiente de pesquisa e inovação no país.

  5. Competição Seedstar As 10 melhores startups de Bissau serão convidadas a participar de um painel de investimento e concorrer para ser a mais promissora startup da Seedstars Bissau em 2018. A startup vencedora vai se juntar à família Global Seedstars e participar de eventos regionais e a Global Seedstars Summits na Suíça.

  6. Bissau Digital show & Exposição de ciência O primeiro show digital de 3 dias da Exposição de ciência em Guiné-Bissau para exibir como são usadas diariamente a ciência e a tecnologia , reunindo vários participantes do setor e estudantes universitários, incluindo; FabLab, empresas de telecomunicações, bancos, escolas e universidades de TIC e Ciências, empresas internacionais de TIC.

  7. Executive Talk debates executivos com especialistas, em torno das oportunidades econômicas proporcionadas pelas novas tecnologias.

Para saber mais sobre a Semana Africana das Ciências, visite: ASW Program Schedule

Siga Innovalab em Facebook e Twitter.


Para saber mais ou participar da #ASWBissau18


Para mídia, sponsorship e encontros:

Aimonia Cabral - contact@innovalab-gw.com

104 visualizações

© 2017 by InnovaLab

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon