• Aimonia Gomes Cabral

Painel: como as ciências e tecnologias podera impactar na mudança social nas universidades e Hubs



Para o desenvolvimento de um país temos que investir em universidades e nos hubs, mas entretanto tem que existir uma sinergia entre as duas instituições, para que ideias e competências surgem através das universidades, e para que as Hub transformem essas ideias em produtos e serviços para o mercado existente, mas para tal escolhemos o nossos Oradores para que possam debater sobre o tema sugerindo assim em acções concretas como as ciências e tecnologias poderiam impactar na mudança social nas universidades e nas incubadoras.


Os painelista os Senhores:









Djibril Mané Presidente da ARN








Braima Sanha Diretor da Escola Nacional da Administração








Eng Abou Athié Diretor Geral da Bimantecs









Claudinecia Cabral co-fundadora da InnovaLab e Gestora de programa










Luana Cardoso Pereira Responsavel Comunicação Tiniguena



Segundo a intervenção do Senhor Djibril Mané Presidente da Autoridade Reguladora, explica que a ARN ja implementou dispositivo para o alargamento do ecossistema tecnológico para a mudança social atravès do Fundo de Apoio Universal que visa a completar as lacunas e inovar em algumas áreas onde o sistema de telecomunicação ainda continua escasso como é o caso de alguns projecto digitais na área de agricultura, saúde e educação, que será implementado através de operadores móveis sediadas no país. O fundo apoia liceus nacionais com a disponibilização de laboratórios de informática, e através da formação em princípios básicos de informática para formamdos.


Sem esquecer que o papel principal da ARN é de regular as telecomunicações ou seja frequência feixes atribuídos aos operadores e promover de certa forma a inovação no mundo das tecnologias e criando meios de fiscalização para melhorar o sistema de transmissão das operadoras. Visa também a regulamentar o ambiente de telecomunicações no país e proporcionar infraestruturas para o desenvolvimento das TIC na Guiné-Bissau.


Braima Sanha, Diretor da ENA, falando sobre o Sistema de governação eletrónica afirmou que pode ajudar o país a crescer de forma sócio-econômica . O seu primeiro impacto será a nível da administração pública, ajudando a estruturar, organizar, agilizar e tornar mais eficiente a função pública. O estado em que está actualmente é um atraso e pode ser melhorado com possibilidade de benefício econômico tendo como exemplo da Cabo verde que hoje investiu nesta área e está colhendo fruto de seus esforços, a Guiné Bissau hoje precisa, de melhorar a sua cultura de governação eletrónica juntamente com o governo.


Como disse o DG da Bimantecs apesar da falta das infraestruturas e falta de meios monetários nos últimos cinco anos os desafios face a realidade do país fez-lhes adaptar o nível de oferta em relação a quantidade e qualidade dos recursos de forma singular. Investiram ainda na inovação e na força de trabalho jovem para fazer avançar a sua instituição. E conta implementar este ano lectivo uma biblioteca digital que vira apoiar o ensino no instituto. Athie Abu motivou todos os jovens a procurarem soluções alternativas e não baixar os braços face aos seus problemas.


O papel das incubadoras na criação de solução com impacto social, tema orado por Claudinecia Cabral, do InnovaLab, é primeiramente a mudança do modo de pensamento em relação aos negócios, no qual o objectivo da Innovalab é não só a nível económico formar e empoderar a população mas também, a nível social através de formações abrangendo a todas faixas etárias e maior parte das áreas onde nota-se mais escassos.


Actualmente precisa-se de infraestruturas para sustentar a governação eletronica e responder as demandas da sociedade mas, para isso o governo tem de desenvolver uma política sócio-econômica estável no país acrescenta Djibril Mané.


E para concluir, enquanto jovens recomenda-se encontrar soluções tecnologicas e revolucionarias que virao apoiar as reclamações em relação as lacunas existentes no país só assim poderemos fazer face e criar o emprego jovem.

28 visualizações

© 2017 by InnovaLab

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon